sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Alguém vai lidar com isso.", a Síndrome Genovese

Quanto mais expectadores  e envolvidos, maior a chance de não haver nenhuma intervenção para interromper atrocidades.


Segundo a Wikipedia, Catherine Susan Genovese (7 de julho de 1935Nova York13 de março de 1964Nova York), mais conhecida como Kitty Genovese, era uma mulher estadunidense que foi esfaqueada até a morte próximo de sua casa em Kew Gardens, no QueensNova York. As circunstâncias de sua morte e a aparente reação (ou falta de reação) dos vizinhos dela foram relatados num artigo de jornal publicado duas semanas depois e instigaram investigações do fenômeno psicológico que tornou-se conhecido como "efeito espectador", "responsabilidade difusa" ou "síndrome Genovese".


Fenómeno sociologico que acho fascinante: difusão de responsabilidade.
Este tem duas vertentes que que acho interessantes:
O efeito de espectador ou Sindrome de Genovese: Baseia-se no seguinte facto: numa situação que coloque em perigo um individuo, quanto maior o numero de testemunhas, menor a probabilidade de alguma delas intervir. Isto foi comprovado por várias experiencias, numa delas era colocado um voluntário isolado num quarto e era lhe dito que haviam outros voluntários em quartos adjacentes que comunicariam com ele por altifalantes. Na verdade o voluntário em questão estava sozinho, as vozes nos altifalantes eram gravações. Deste modo os responsaveis pela experiencia poderiam variar o nº de supostos voluntários que o verdadeiro voluntário percepcionava.
Numa das gravações, a dada altura era dado a perceber ao voluntário que uma das outras supostas pessoas tinha um enfarte. Quando a cobaia pensava estar sozinha com o homem que tinha o enfarte, em 100% dos casos esta interveio de alguma forma. Mas à medida que eram percepcionados mais sujeitos esta percentagem foi decrescendo, até que a partir dos 8 sujeitos percepcionados, muitas das cobaias nem sequer avisaram os responsáveis da experiencia acerca do sucedido.

Fonte: http://perguntaerrada.blogspot.com/2008/07/pergunta-4-responsabilidadedifusa.html e Wikipedia

3 comentários:

  1. impressionante, achei este blog depois do que aconteceu na china com uma criança,,, fiquei horrorizada ...

    Gostaria de saber o que os estudiosos concluem com isto???? Que somos sugestionados pelos outros, ou ficamos com medo de tomar alguma iniciativa quando observados pelos outros??? Em que conclusão eles chegaram??? Se é que chegaram a alguma conclusão satisfatória...

    obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
  2. A síndrome Genovese é um fenômeno de aglomerados urbanos em sociedades que estão sob controle de um poder centralizado, o Estado provedor. O conceito de comunidade é esvaziado, sendo substituído pelo controle institucional que em tese presta o serviço estatal de proteção e cuidado de todos. Mais fortemente no Brasil a ideia de o que é público não é de ninguém, desautoriza qualquer ação do cidadão consciente de seus direitos, enquadrando-o como um chato. Se algo está errado entramos em dissonância cognitiva e nossa forma de voltar ao equilíbrio é justificar, mesmo que absurdamente, que o problema será resolvido por um poder onipresente, aquele responsável por cuidar de nós.
    Todos devem parar de provocar a homeostase com mentiras e assumir sua cidadania. Só assim poderá haver uma sociedade viável para as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  3. É muito chocante saber que muitos poderiam ter ligado para a polícia ou chamado socorro, mas simplesmente um esperou pelo outro... Será que o "homem" vai um dia se sensibilizar com a dor alheia? Ou só dói quando é conosco?!

    ResponderExcluir