sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ONU: Assembleia discutirá mediação de conflito

Evento começa nesta terça-feira (18) e trata, entre outros temas, da solução de conflitos através de meios pacíficos e dos resultados da Rio+20. Debate de chefes de estado inicia na próxima semana.

Da redação  de http://www.interjornal.com.br

São Paulo – A 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas será aberta nesta terça-feira (18/09/2012) e irá avaliar os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, e preparar a realização de dois encontros de alto nível em 2013. Um deles, sobre a inclusão de portadores de deficiência e o outro, sobre migração internacional e desenvolvimento. Os representantes dos 193 países nas Nações Unidas também irão discutir sobre o tema deste ano da Assembleia: "Obtendo ajuste ou solução das disputas ou situações internacionais por meios pacíficos".

Outros dos temas que serão tratados deste encontro até a 68ª Assembleia Geral, em setembro de 2013 são: objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mudança climática e desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, o papel da mediação na solução dos conflitos, desarmamento, reforma das Nações Unidas e do Conselho de Segurança, revitalização da Assembleia Geral e reafirmação do papel da ONU na governança global. Cada um desses assuntos tem uma comissão. Na semana que antecede o debate geral, as comissões de cada tema se reúnem para discutir os assuntos que serão debatidos pelos chefes de estado na semana seguinte.

Presidente da 66ª Assembleia, o embaixador do Qatar na ONU, Nassir Abdulaziz Al-Nasser afirmou à Rádio ONU, nesta segunda-feira (17), que a mediação de conflitos esteve entre as "principais preocupações" durante seu mandato. "O mais importante foi que a Assembleia Geral esteve engajada em casos políticos que causaram preocupação com relação à estabilidade da segurança mundial", afirmou Al-Nasser, citando as manifestações na Líbia e na Síria como exemplo de distúrbios que ameaçaram a paz.

A busca pela estabilidade política em locais que passam por conflitos não será o único assunto da Assembleia Geral. A Rio+20, que foi realizada entre 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro, discutiu como os estados que integram as Nações Unidas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Durante as reuniões da Rio+20, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi fortalecido.

Ficou decidido que este órgão da ONU terá orçamento fixo, pois atualmente ele depende de doações. Os países também concordaram que ele terá uma presença maior nos debates sobre desenvolvimento sustentável. A forma como esse fortalecimento será implementado, porém, terá que ser decidida pela Assembleia Geral a partir de 2012.

A partir desta semana o ex-ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, assume a presidência da Assembleia Geral no lugar de Al-Nasser. Jeremic foi eleito em junho em votação secreta e fica no comando do órgão até setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário